sábado, 6 de outubro de 2012

Cálculo da amargura da cerveja IBU / Brix -> SG


Pesquisando no google, encontrei esse site que calculava o IBU 

mas é nas unidades que não se usam no resto do mundo. Decidí fazer um com as unidades que usamos aqui e no resto mundo. Fui tentar entender como que eles fizeram a formula mais adequada a nossa realidade, pois a formula tinha muitos números tirados da manga e não calculados.

Utilizei a tabela do site http://realbeer.com/hops/research.html, a mesma que obtiveram a formula do Glenn Tinseth e fiz o "fitting" usando exponeciais. Com isso obtive uma expressão para o cálculo da amargura da cerveja (IBU). 


com SG em g/cm³, t em minutos, Wg a quantidade do lúpulo em gramas, e Vl volume do mosto em litros. Essa expressão difere da formula do Glenn Tinseth na parte do SG, que eu usei uma exponencial (que é mais natural para uma curva desse tipo, coisa que se aprende no laboratório de física experimental 1).

Dá para arrendondar 3,969 para 4 e 8,965 para 9 sem muita diferença significativa.
Como eu tenho refratômetro meço em Brix e fiz o conversor para SG.

OBS.: O que parece que usando pellets precisa acrescentar 25% no resultado, ou seja, pode arrendondar para 5 a primeira constante. Isso foi testando com a calculadora com formula do Jakie Ranger.
 
Brix:
Volume: liter
SG: g/cm³
QT(g) Alfa(%) t(min) IBU
Total:

9 comentários:

  1. Cara... aleluia uma fórmula decente!! Genial! Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Olá. Na fórmula escrito Brix escreve o q?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que na formula entra o SG, aí na calculadora vc pode converter o Brix para SG caso não saiba o SG. A medida do Brix se obtém do refratômetro em brix. E o SG do densimetro.

      Excluir
  3. É correto eu raciocinar que, para obtenção da quantidade em gramas de lúpulo a ser inserido, basta pegar a fórmula acima e isolar o Wg, fixando o IBU desejado para o lúpulo inserido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder, pode sim, mas tomar cuidado com o tempo e o SG. Nâo se esquecer também que se for misturar lúpulos vai complicar, mas o que pesa mais são os lúpulos que fica com mais tempo na fervura. Mas isso tudo é aproximado, depende da idade do lúpulo(quanto tempo vc tem guardado), da safra,...

      Excluir
  4. Olá!
    Essa tabela de cálculo leva em consideração que com o passar do tempo de fervura o SG sobe certo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. O SG subir depende de muitos fatores, como: evaporação da água (depende do seu equipamento e do clima), resquício de amido, açúcar de cadeia longa,...

      Excluir
  5. Utilizando a fórmula U x A x Wg x 1000/V x OG (U=Utilização em função do tempo, A=Alfa ácido, Wg=qtde. de lúpulo, V=Volume e OG=densidade) considerando U utilizado é para pellets, o resultado é bastante semelhante ao da fórmula por vc elaborada que é para flor. Fiquei na dúvida quanto ao acréscimo de 25% no resultado de sua fórmula considerando o uso de pellets.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  6. O SG (OG) eu tiro no inicio da fervura ou no final (FG)? Ou mede o SG sempre que acrescentar o lúpulo?

    ResponderExcluir